domingo, 9 de outubro de 2011

Por que a televisão me deixou muito burro demais!..

Não só a televisão, mas outros meios de comunicação e tecnologias nos deixam cada dia mais burros. No período pré-homérico existia uma deusa chamada Mnemosine, deusa da memória. Naquela época os homens guardavam toda informação na memória, o conhecimento, a tradição era passada oralmente, assim como todos os hinos, nomes, lugares, palavras, lendas, não existia uma fonte para procurar a informação a não ser a própria memória. Com Homero há uma mudança significativa no modo de transmissão da cultura no Ocidente, que começa a ser escrita, houve a necessidade de registrar toda cultura, antes transmitida oralmente. Assim se constitui a literatura.
Aos poucos a ‘Memória’ foi sendo esquecida, menos cultivada, visto que tínhamos tudo o que precisávamos lembrar escrito, caso esquecêssemos poderíamos procurar em livros, manuscritos etc tais informações. Ainda na Grécia Antiga, lendo os diálogos de Platão vemos a capacidade de recordação dos antigos, sua inúmeras fontes, comentários a cerca de outros pensadores, tudo sem uma fonte de consulta que não a própria memória.
Pouco a pouco tudo o que era pensado, dito, dialogado, debatido, passou a ser escrito, registrado. Entretanto a cultura na época medical e Renascimento sempre esteve ligada a aristocracia e a Igreja, desta forma somente uma pequena da parcela tinha acesso a tais conteúdos, a população, que mal sabia ler e escrever (se soubesse) não tinha acesso a nenhum tipo de livro, documento etc, a única forma que conhecimento que tinham era por meio da oralidade, a ‘Memória’ havia sofrido seu primeiro ataque, mas ainda estava forte, presente.
Com o surgimento da Imprensa no século XV a população começou a ter acesso as notícias, aos livros etc. Do séc XV até os dias de hoje houve uma série de inventos que simplificaram o trabalho dos seres humanos, aumentou-se o acesso a informação, diminui-se o trabalho etc, como a energia elétrica, carros, armas, satélites, informática, rádio, televisão, internet. Hoje temos o mundo com um acesso, um clique. Não precisamos mais pensar na informação, apenas em onde encontrá-la..

Nenhum comentário:

Postar um comentário