domingo, 9 de outubro de 2011

A importância de reconhecer o Tempo Certo

Antes de qualquer coisa não quero que haja dúvidas quanto a que me refiro quando digo “tempo certo”, não há nenhuma conotação romântica, tempo certo não tem nada a ver com destino, não está ligado à frases do tipo “se as coisas não estão bem, é porque não terminou” indicando que há um momento em que a felicidade o aguarda, um destino que está reservado e que vai chegar. Nada disso! Não falo em sorte nem em destino, falo apenas em inteligência, sagacidade, agudeza de espírito.
Na vida desde que nascemos de alguma forma, ativa ou passiva, estamos agindo e em tudo há um momento ideal para algo, há o momento certo quando se prepara uma refeição para que ela não fique crua ou queimada, assim como há o tempo certo numa composição musical para entrar e sair instrumentos para não ficar descompassado, assim como há o tempo certo em que você deve fazer algo, algumas delas por imposições político sociais, como a faculdade só é cursada após a conclusão do ensino médio, é uma sucessão, uma sequência para se conseguir algo.
Da mesma forma falo deste tempo que não vemos, e muitas vezes não nos damos conta dele, até o utilizamos, muitas vezes sem saber. Claro que, quanto mais praticarmos mais aperfeiçoamos este instinto e as chances de sucesso em qualquer empreitada aumenta. Por exemplo, quando você está interessado numa menina tem o tempo e o local e o modo certo para se chegar nessa pessoa, o que depende do que você planeja, do perfil das pessoas envolvidas, do lugar dentre outros, há a hora para a aproximação, a hora para conversa, a hora em que você dá um passo adiante, tem que reconhecer em cada situação quando é este momento de ir adiante e de qual forma, não há uma regra, tudo dependerá das circunstâncias, mas se bem analisado e não houver medo de seguir em frente, de agir, medo de uma possível resposta negativa, e isso não só em relação amorosas, mas profissionais, acadêmicas etc.
A primeira característica que uma pessoa deve possuir é coragem, não ter medo de seguir em frente, não ter medo de errar, saber articular e usar bem as palavras, o vocabulário, o modo, a altura, a fala como um todo indicam várias coisas, assim como os gestos, seu corpo deve corresponder àquilo que sua boca diz.
Na vida sempre queremos algo mais, ir além, adiante, raras são as pessoas que se contentam com o que possuem e não desejam nada, sendo assim, há em cada situação, independente do assunto o melhor momento para a ação, informalmente algumas pessoas dizem “está é minha deixa; deu brecha; é agora”, é neste momento que deve-se agir e da mesma forma quando há um diálogo nunca hesite em falar algo, em perguntar algo, o que você se repreende de perguntar, pode ser exatamente o que a outra pessoa espera ou o que você precisa para conseguir algo, até porque toda relação é baseada em troca, em interesse, não há relação desinteressada, de nenhum tipo. Basta saber se é relevante e se está ligado ao assunto e falar. Muitas vezes nos reprimimos de falar algo e a outra pessoa, talvez de tanto esperar que você o dissesse acaba comentando ou tocando em assunto muito próximos para que culmine nisso.
Isto é compreender a necessidade do “cliente”, entender seus desejos e necessidades e se fazer interessante, tudo é permeado por marketing, claro que não elaboramos um plano de negócios ou um marketing mix para xavecar alguém, mas indiretamente estamos utilizando estas ferramentas aplicadas à sua pessoa para fazer com que a pessoa ache que você é aquilo que ela procura/espera/precisa etc.
É fundamental utilizar estas ferramentas o mais rápido que puder, não no ato, mas quanto mais novo as pessoas reconhecerem estas características próprias e as desenvolverem e tiverem o feeling para saber qual é a hora de agir, melhor elas estarão, quando você tem medo, quando você perde a hora de agir, de falar ou fazer algo, você nunca mais o fará, raras são as vezes em que perdida uma oportunidade certa haverá outras que surgirão da mesma forma, assim se você está investigando numa garota, não adiantar declarar seu amor, e ficar sempre no “chove não molha”, é preciso também atitude, ir adiante, parar de apenas conversar e ou passar a conversar num nível seguinte.
Assim também é no emprego, não precisa ter pressa para crescer na empresa, ser promovido, receber aumento de salário, bônus etc, antes de mais nada é necessário reconhecer onde você está, quem são as pessoas que você trabalha, qual o negócio da empresa, o que é interessante pra ela, quando você conhecer razoavelmente bem estes pontos, daí sim pode-se querer algo, pode-se querer dar idéias criativas e inovadoras, trazer algo que acrescente a empresa, muitos casos são aqueles dos quais alguém está tão interessante em crescer profissionalmente que atropela tudo, sempre vem om ideias infundadas, incompletas, que não trariam nenhum beneficio ao negócio, falar demais não quer dizer que esteja no caminho certo, o importante é a assertividade, o tempo certo e a coisa certa. Lembra do que falei agora pouco, que cada situação é diferente, que varia de acordo com a pessoa (ou empresa), lugar, tudo o que está envolvido, peculiaridades etc.
Se você não sabe qual é este tempo certo e não fazer do modo correto, seu tempo passará, sua vida continuará independente do que você ou não, do que ganhou ou perdeu, se estes momentos correrem de você no futuro ainda haverá oportunidades, e elas existirão até que você mora, porém quanto mais tarde fica, mais complicado e menor são as taxas para o sucesso. Para cada situação só há um caminho certo, há vários caminhos alternativos que resultam positivamente, mas não tão eficientemente e todos os outros (e são muitos) para o fracasso.
Fica a dica: tenha coragem de falar ou fazer as coisas quando necessário, não tenha medo de represálias ou de erros, a vida é feita de acertos e erros, quem tem medo de errar, não aprende o que é ineficaz e pode se prejudicar no futuro, quando não saberá o que deve fazer. Analisa, todas as situações em seus mínimos detalhes, tudo o que esteja envolvido e tudo o que você pode fazer, faça vários planos e para obter o sucesso é necessário agir, tendo em mente as possibilidades e ter o raciocínio rápido, temos milhares de imprevistos ao longos da vida, e se você não souber lhe dar com isto, com adversidades, com momentos e situações difíceis e frágeis, o sucesso certamente estará longe. Não deixe nada para depois a não ser que a situação indique ser mais eficaz e seja eficiente em todas as suas ações, vá além do que lhe pedem ou esperam, ultrapasse todas as expectativas, dê sempre mais do que pedem, assim você sempre reconhecido com certo diferencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário